Acesso à Informação Portal de Estado do Brasil  
A Unidade
Culturas Pesquisadas
Cursos
Licitações
Nossas Publicações Novo!
Tecnologias
Serviços
       
Acesse também
 
Bem-vindo ao Site do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura
Buscar
   Home • Irrigação e fertirrigação • Irrigação fruta •

Irrigação - Frutas

Irrigação

MARACUJA

Apresentação | Recomendações | Perguntas x Respostas | Publicações

 

PERGUNTAS X RESPOSTAS

Eugênio Ferreira Coelho
Valdemicio Ferreira de Souza

1. Qual é o aumento de produtividade do maracujazeiro em áreas irrigadas?

A produtividade dos pomares (média de 15 t.ha -1 ) tem variado de acordo com a região e o nível tecnológico adotado no manejo da cultura. Com o uso da irrigação, a produtividade média pode alcançar 45 t.ha -1 .

2. Qual o método de irrigação mais aplicado para o maracujazeiro?

O método mais comumente usado para irrigar pomares de maracujá tem sido a irrigação localizada, representada pelos sistemas de gotejamento e microaspersão.

3. Quais as vantagens e desvantagens da microaspersão para o maracujazeiro?

A microaspersão promove maior área molhada de solo comparada ao gotejamento, permitindo maior expansão do sistema radicular. Na microaspersão, a água é aspergida na atmosfera e semelhante ao método da aspersão, pode favorecer a formação de um microclima próximo às plantas e conseqüente surgimento de doenças, como a Murcha e a “Podridão-do-pé” .

4. Como deve ser a distribuição dos gotejadores num sistema de gotejamento para o maracujá?

A distribuição mais comum do sistema de gotejamento no campo é o uso de uma linha lateral disposta ao longo da fileiras de plantas, com dois gotejadores por planta, mantidos a uma distância da planta que varia de 20 cm em solos arenosos a 40 cm em solos argilosos.

6. Qual a quantidade de água demandada anualmente pela cultura do maracujá?

O maracujazeiro encontra condições ideais para seu desenvolvimento em regiões com precipitações de 800 a 1750 mm , distribuídas regularmente durante o ano. Produtividades em torno de 40 t.ha -1 , para a cultura irrigada por gotejamento, foram encontradas para uma lâmina d'água total (chuva + irrigação) variando de 1300 a 1470 mm , sendo 826 mm desse total contribuição das chuvas.

7. Quais as necessidades hídricas diárias do maracujazeiro?

O consumo médio de água pela cultura é baixo na fase inicial (até aos 90 dias após o transplantio das mudas), com ETc < 1,10 L planta -1 dia - 1 . A partir deste ponto, o consumo cresce até aos 300 dias, atingindo até 23,37 L planta -1 dia -1 , reduzindo em seguida até aos 428 dias, com 14,52 L planta -1 dia -1 .

 
 

Apresentação | Recomendações | Perguntas x Respostas | Publicações