A Unidade
Culturas Pesquisadas
Cursos
Licitações
Nossas Publicações Novo!
Tecnologias
Serviços
       
Acesse também
 
Bem-vindo ao Site do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura
Buscar
   Home • Biofabrica •

Biofábrica

A Biofábrica, fruto da parceria de Cooperação Técnica entre Embrapa Mandioca e Fruticultura com EBDA e a CAMPO Biotecnologia Vegetal Ltda. foi criada com o propósito de fomentar a fruticultura nacional, mediante a produção de materiais propagativos, da mais alta qualidade genética e fitossanitária, utilizando as mais sofisticadas ferramentas da biotecnologia moderna.

 

 

Mudas de Espécies Frutíferas de Elevado Padrão Genético e Fitossanitário

Têm sido disponibilizadas mudas de bananeiras das diversas cultivares tradicionalmente plantadas nos pólos de fruticultura irrigada, assim como mudas das cultivares resistentes à Sigatoka Negra, Sigatoka Amarela e ao Mal do Panamá.

No ano de 2003 foi lançado o Abacaxi Imperial, tendo como principal característica a resistência a Fusariose, onde já estão sendo comercializadas as matrizes destinadas à implantação de matrizeiros. Materiais estes gerados pelo Programa Nacional de Melhoramento Genético, que é coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura numa parceria de Cooperação Técnica com EBDA e a CAMPO Biotecnologia Vegetal Ltda., que é a empresa diretamente responsável pela operacionalização desta unidade de produção de mudas.

O processo produtivo passa por um rigoroso controle de qualidade, sendo realizados testes de indexação para vírus, em todas as mudas trabalhadas, ao longo das distintas fases da multiplicação in vitro e também na fase de aclimatação por amostragem.

Os Bancos Ativos de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura fornecem as plantas matrizes que são multiplicadas no laboratório de micropropagação da Biofábrica.

A Biofábrica vem, ao longo dos últimos três anos, concentrado sua produção na cultura da bananeira, especificamente com as cultivares resistentes à Sigatoka Negra, possibilitando a produção de grandes quantitativos de mudas de cultivares tais como: BRS VITÓRIA; BRS TROPICAL; BRS THAP MAEO; BRS PRECIOSA; BRS PELIPITA; BRS PACOVAN KEN; BRS JAPIRA; BRS GARANTIDA; BRS FHIA MARAVILHA; CAIPIRA e FHIA 18.

Maiores informações:

Biofábrica
End.: Rua Embrapa, s/n Caixa Postal 007
CEP: 44380-000 Cruz das Almas/BA
Telefax: (75) 3621-6286

E-mail: fernando@campo.com.br